por Estúdio12B Arquitetura

A rotina corrida e o aumento no número de atividades, especialmente das mulheres, vem diminuindo o número de pessoas dispostas a cultivar um cantinho verde em casa. Entretanto, há uma imensa variedade de espécies, sem dúvida uma delas pode se encaixar ao seu espaço e à sua rotina. Há plantas ideais para ambiente internos, externos, com condições extremas de isolação e ventilação e ainda a aquelas que quase não demandam manutenção. Que tal aproveitar todos os benefícios de uma planta e colocar um pouquinho mais de verde no seu dia a dia?

Ambientes Internos

As espécies escolhidas para compor ambientes internos devem se adaptar a áreas com pouca ventilação e iluminação indireta. A maioria das plantas indicadas para esse tipo de ambiente é conhecida como “folhagem”, não apresentando flores, como as palmeiras, as samambaias, as espadas de São Jorge, dentre outras. Fugindo a regra temos as orquídeas, que florescem uma vez ao ano, e os lírios-da-paz, que exibem suas flores nos períodos da primavera e do verão.

vaso planta; lança são jorge; paisagismo; arquitetura; interiores

 

vaso planta; samambaia; paisagismo; arquitetura; interiores

 

vaso planta; orquídea; paisagismo; arquitetura; interiores; flor; flores

 

vaso planta; lirio da paz; paisagismo; arquitetura; interiores; flor

 

AMBIENTES EXTERNOS

Ambientes externos são ideais para o desenvolvimento das plantas, entretanto, há algumas características ambientais devem ser observadas para que a escolha da espécie seja certeira. Se seu jardim recebe sol na maior parte do dia o ideal é optar por plantas que precisam da iluminação natural para seu desenvolvimento. Neste caso, é possível deixar seu espaço florido durante o ano todo optando por plantas como: as Perpétuas, os Crótons e os Cambarás.

 

vaso planta; perpetua; paisagismo; arquitetura; interiores; flor

 

vaso planta; croton; paisagismo; arquitetura; interiores; flor

 

vaso planta; camabara; paisagismo; arquitetura; interiores; flor

 

Agora se o maior problema de seu jardim é a ventania constante, o que acontece especialmente em varandas de edifícios verticais, aposte em plantas com folhas pequenas e compactas – as folhas maiores costumam rasgar com a força do vento. Dentre as plantas indicadas para esse tipo de ambiente destacamos a Azaléia, a Clusia e a Lavanda.

 

vaso planta; azaleia; paisagismo; arquitetura; interiores; flor

 

vaso planta; clusia; paisagismo; arquitetura; interiores; flor; planta; flores

 

vaso planta; lavanda; paisagismo; arquitetura; interiores; flor; planta; flores

 

PLANTAS QUE DEMANDAM BAIXA MANUTENÇÃO

Você é uma que viaja e fica muito tempo longe de casa ou é do tipo esquecida? Ainda sim é possível ter uma plantinha em casa. Há algumas espécies, conhecidas como “duras de matar”, que exigem poucos cuidados. Os Cactos e as suculentas, por exemplo, necessitam de pouca água e vivem bem em diversos ambientes, além disso, possuem uma grande diversidade de formas e cores.

vaso planta; cactu; cacto; cactos; paisagismo; arquitetura; interiores; flor; planta; flores

 

vaso planta; suculenta; paisagismo; arquitetura; interiores; flor; planta; flores

Outras plantas como a pata de elefante, a iúca e a zamioculca agüentam até a exposição continua ao ar condicionado, sendo ideais para escritórios, shoppings e lojas.

 

vaso planta; iuca; paisagismo; arquitetura; interiores; flor; planta; flores

 

vaso planta; pata elefante; paisagismo; arquitetura; interiores; flor; planta; flores

 

Esperamos que esse artigo tenha sido o primeiro passo para que coloque um pouco mais de verde na sua casa!

Confira o texto na íntegra em estudio12b.com