Escolher um revestimento para o quarto é tarefa importante, já que esse deve ser um dos espaços mais aconchegantes da sua casa. Além do conforto e da praticidade, é preciso pensar em estilo.

Afinal, nada se compara a um ambiente que reflete a personalidade dos seus moradores. Se você contratar um arquiteto para a construção ou reforma, ele certamente dará ótimas sugestões.

Mesmo assim, é importante que você fique atento a alguns detalhes na hora de escolher o revestimento para o quarto. Confira o post que preparamos e veja como definir a melhor opção para a sua casa!

Carpete

Durante muitos anos, o carpete reinou no chão dos quartos. Por ser macio e trazer sensação de calor, ele é diretamente associado ao conforto. Os modelos mais modernos possuem fibras antialérgicas e antimanchas, o que facilita na hora da manutenção.

Se você é fã desse tipo de revestimento para o quarto, vai encontrar no mercado uma variedade considerável de cores e estampas para escolher.

Piso laminado

Prático e rápido de instalar, o piso laminado é uma escolha frequente de revestimento para o quarto. Ele é feito de ripas que se encaixam, e alguns modelos possuem uma camada de madeira na superfície.

O piso laminado exige pouco da limpeza — apenas um pano úmido costuma dar conta do recado. Entretanto, é preciso tomar um pouco de cuidado com os riscos que podem acontecer no caso de batidas mais rudes ou objetos pontiagudos no chão.

Cimento queimado

Para quem gosta de um toque moderninho, o cimento queimado é uma ótima opção de revestimento para o quarto. Apesar de exigir mão de obra especializada para a sua instalação, a manutenção posterior costuma ser bem simples.

O efeito do cimento pode parecer um pouco frio, mas combinado com a decoração certa ele deixa o ambiente moderno e aconchegante.

Cerâmica

Por fim, outro tipo de revestimento para o quarto é a cerâmica. Os pisos e porcelanatos são resistentes e práticos para limpar, embora a instalação seja um pouco mais demorada. Ainda assim, é uma das opções mais comuns.

Se você gosta de madeira, mármore ou cimento, mas usar os materiais originais está fora de questão, pode aproveitar as texturas da cerâmica. Quase todas as empresas já fornecem porcelanatos que imitam essas superfícies e facilitam a sua decoração.

Escolha do revestimento para o quarto

Se você está planejando uma reforma ou construção, precisa ficar atento na hora de escolher o revestimento para o quarto. Afinal, vai conviver com essa decisão por bastante tempo!

Procure um revestimento que exija uma manutenção que caiba na sua rotina. Se você faz a limpeza sozinha e tem pouco tempo disponível, por exemplo, talvez o carpete não seja a melhor solução.

O estilo também é importante! A textura escolhida, seja de madeira, seja de cimento ou pedras naturais, precisa estar em harmonia com a decoração e refletir a sua personalidade. As tendências são importantes, mas o seu gosto deve definir a escolha.

Por fim, é claro, você precisa respeitar o seu orçamento. Os preços de materiais e mão de obra para instalação variam bastante e é essencial fazer essa análise antes de definir o tipo de revestimento a ser aplicado.

Planejar com antecedência o tipo de revestimento para o quarto é uma maneira de evitar dores de cabeça durante a obra. Assim, você garante a preparação do espaço para o tipo de piso escolhido e consegue o resultado esperado.

Se você gostou das nossas dicas de como escolher o revestimento para o quarto, compartilhe este post nas redes sociais e inspire os seus amigos!