Escolher um bom arquiteto é um dos pontos principais que devem ser levados em conta na hora de iniciar uma reforma ou construção. A escolha desse profissional pode influenciar diretamente na condução da sua obra, além de garantir um bom resultado final.

No meio de tantos profissionais existentes no mercado, às vezes nos deparamos com algumas dúvidas sobre como escolher um bom arquiteto. Saiba como fazer a melhor opção seguindo as nossas quatro dicas a seguir:

Selecione e observe o trabalho dos arquitetos da sua preferência

Através das redes sociais como Facebook e Instagram é possível acompanhar mais de perto o dia a dia dos arquitetos que você admira e tem vontade de contratar, além de poder comparar as obras realizadas pelo mesmo e qual a sua linha arquitetônica principal.

Faça uma seleção dos principais nomes e siga-os nas suas redes sociais. Além de se manter atento as publicações, questione os endereços das obras e faça uma visita ao local.

Observe a influência e a representatividade do profissional

O arquiteto, além de ser responsável pelo projeto, também pode ser encarregado de ser o seu primeiro representante em todos os assuntos relacionados á sua reforma e construção.

Ele ficará responsável por cuidar de toda a parte legal da sua obra, além de ter um contato direto com funcionários e empreiteiras buscando sempre a melhor solução para os problemas que surgem durante a execução de uma obra.

Entre as observações sobre como escolher um bom arquiteto, você deve ficar atento sempre às influências desse profissional dentro da sua classe e qual a sua forma de resolver os problemas em obras anteriores.

Converse com outros clientes do profissional e questione sobre os posicionamentos e atitudes tomadas pelo profissional durante a execução da obra.

Lembre-se de que prevenir é melhor do que remediar

A contratação de um bom profissional pode prevenir gastos futuros desnecessários. Um bom arquiteto é capaz de criar orçamentos detalhados para a sua obra, com especificações de custos de mão-de-obra, materiais e acabamentos.

Para ter direito a tudo isso é importante que você o seu arquiteto escolhido tenham uma conversa clara sobre quais as funções exercidas por ele durante a contratação e quais áreas estão inclusas no valor apresentado pelo profissional.

Os arquitetos possuem diversos tipos de serviços, desde pacote completo com a criação do projeto e o acompanhamento da obra, até consultorias individuais.

Estude qual a sua necessidade e qual o valor disponível no seu orçamento destinado a contratação desse profissional e estipule quais as funções ele deverá exercer.

Faça reuniões com todos os seus candidatos

Depois de selecionar quais os profissionais que você contrataria para a sua obra, combine uma reunião e uma troca de ideias com esses candidatos. Uma conversa informal pode te ajudar a estreitar os laços e influenciar na sua decisão final.

A afinidade com o candidato escolhido deve ser levada em conta quando pensamos em como escolher um bom arquiteto, já que uma obra costuma durar meses e vocês irão conviver por um bom tempo semanalmente.

Gostou das nossas dicas? Assim fica muito mais fácil escolher um bom profissional para te auxiliar na construção ou reforma da sua casa. Se você ainda tiver alguma dúvida sobre como escolher um bom arquiteto, deixe um comentário no post!