Resistência às variações climáticas e facilidade de manutenção e limpeza: essas são as características básicas que os revestimentos para sua piscina devem ter. Sem esses aspectos vai ficar mais difícil desfrutar de forma confortável a tranquilidade de uma piscina.

Por exemplo, com o revestimento correto vai ser possível garantir o conforto térmico nos dias mais quentes, pois ele tem a capacidade de deixar a temperatura dentro da piscina mais agradável. Mas esse não é o único detalhe. Quer saber mais? Confira neste texto 4 modelos de revestimentos mais usados para piscinas e suas características.

1. Azulejo

Esse tipo de revestimento é um dos mais usados para área molhadas e tem menor preço. O azulejo tem aplicação fácil e pode ser encontrado em diversos formatos e tonalidades.

O azulejo é mais suscetível a formação de limo, no entanto sua limpeza não é difícil de ser feita. Basta ter sabão, ou outros produtos de limpeza mais acessíveis, uma escova adequada e esfregar para eliminar a sujeira.

2. Cerâmicos

Os revestimentos cerâmicos são um dos mais versáteis. Eles podem ser encontrados com aspecto esmaltado, rústico ou fosco, além de estarem disponíveis em tamanhos e tonalidades diversas.

Os revestimentos cerâmicos são bastante resistentes. Eles conseguem ser inertes aos raios ultravioletas e produtos químicos, sendo assim considerados um dos mais duráveis revestimentos para piscinas.

Quanto à limpeza, as cerâmicas não permitem acumular muita sujeira e não favorecem o crescimento dos fungos, o que garante a higienização mais fácil e prática. Não é à toa que as cerâmicas revestem grande parte das piscinas públicas ou de competição.

3. Pastilha de vidro

Esse tipo de revestimento possui um valor mais elevado se comparado com o custo da cerâmica e com do azulejo. A pastilha de vidro exige uma mão de obra especializada para fazer a sua instalação.

Uma vantagem muito grande desse tipo de revestimento é em relação ao seu tamanho. A pastilha de vidro é pequena e isso permite acompanhar o desenho da piscina, até mesmo se esta possuir curvas sinuosas.

Outra vantagem é que as pastilhas não trazem dores de cabeça na hora da limpeza. Este material tem propriedades físicas que não favorecem a formação de limo ou outros microrganismos. A limpeza não requer produtos especializados, basta o convencional conjunto: sabão, escova e água.

4. Vinílicos

Esse tipo de revestimento é recomendado para piscinas de alvenaria ou concreto. A instalação é fácil e prática, sem precisar de mão de obra extremamente especializada.

Os revestimentos vinílicos são de baixo custo e têm a vantagem de ser impermeáveis. Eles não requerem a utilização de rejunte e a limpeza é simples, podendo ser feito com sabão e escova.

Esses foram alguns dos melhores revestimentos para sua piscina. Mesmo conhecendo as propriedades e aplicações desses tipos de revestimentos, é interessante sempre contar com a orientação de um arquiteto. Esse profissional pode garantir informações sobre custo-benefício, maneiras de não desperdiçar o material e deixar mais belo o espaço da sua piscina.

Gostou dessas informações? Fique por dentro de outros assuntos curtindo a nossa página no Facebook.