A arquitetura na atualidade tem um papel que vai além da construção em si. A funcionalidade vem se tornando a palavra-chave no momento de construir. Mas a funcionalidade e a estética não precisam caminhar em direções opostas, e o arquiteto é o profissional que pode fazer as coisas andarem juntas, com gestão técnica para manter os custos, o cronograma e o resultado final em patamares otimizados.

Por isso, você deve observar alguns detalhes arquitetônicos na sua construção, evitando cometer erros básicos que podem comprometer drasticamente o resultado da obra. No post de hoje, vamos apresentar 5 erros de arquitetura que você deve evitar durante uma construção. Acompanhe!

1. Achar que contratar um profissional de arquitetura é algo supérfluo

Imaginar que a contratação de um arquiteto é algo desnecessário é uma atitude de desconhecimento. A economia que se consegue a partir de um projeto e um cronograma de execução bem elaborados vai além daquela de evitar pagar honorários ao profissional de arquitetura.

O arquiteto tem condição de conciliar aspectos técnicos e estéticos, de forma a permitir otimizar o uso do espaço, possibilitando um visual agradável, simbólico e personalizado para o projeto.

2. Desconsiderar a incidência solar na construção

Na maioria das construções urbanas, o posicionamento da edificação é função da via pública, o que gera predefinição quanto à frente, laterais e fundos. Mesmo assim, a definição da localização de janelas, bem como o tipo e tamanho é algo que um arquiteto pode definir com base técnica bem mais apurada do que uma pessoa que não tenha conhecimento técnico.

Se houver possibilidade de escolha da posição, pode ser um contrassenso não pensar sobre a incidência da luz solar, uma vez que, com isso, pode haver sol onde não deveria e faltar onde seria interessante ter luz solar.

3. Não se preocupar com a posição e dimensão de portas, janelas e escadas

A posição e dimensão de portas, janelas e escadas deve ser estudada cuidadosamente. Depois de construídos, o reposicionamento ou redimensionamento destes itens costuma trazer transtornos e incompatibilidades.

Lembre-se de verificar cuidadosamente as alturas e patamares das escadas, bem como as larguras e alturas das portas e janelas. Escadas e portas estreitas dificultam a circulação de pessoas e o transporte de objetos, gerando risco de acidentes.

4. Não elaborar um cronograma

O cronograma de obra é fundamental tanto para acompanhar sua evolução, que reflete diretamente nos custos de execução, quanto para possibilitar a logística ordenada de fornecimento de material. Não faz sentido disponibilizar no canteiro as telhas na fase de construção da fundação, pois ocuparão um espaço importante para o material das fases iniciais.

O cronograma permite acompanhar o andamento da construção, o que é fundamental para dimensionar a mão de obra, evitando sobrecarga dos operários e subutilização da força de trabalho.

5. Achar que o material mais barato ou mais caro define a qualidade da obra

Nem sempre! Em certas situações, o material barato pode sair caro, e o caro pode representar desperdício de dinheiro. O ideal é definir o material de acordo com o uso.

Não é razoável instalar um porcelanato caríssimo no quartinho de despejo, ou uma cerâmica de qualidade inferior na garagem com alto tráfego. Assim, a utilização define o material a ser usado, e não exclusivamente o preço.

Gostou das dicas sobre erros de arquitetura? Siga nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores práticas de arquitetura!