Piscinas, cozinhas, varandas e áreas gourmet. Esses espaços precisam de um cuidado especial em relação a outras partes da casa. Isso porque o contato mais frequente com água e luz solar, por exemplo, exige tipos de acabamentos para área externa mais específicos.

Para isso há várias opções. Por exemplo, os ladrilhos hidráulicos conferem beleza e charme onde são aplicados. Sem contar o requinte de ter uma pedra de São Tomé no acabamento da piscina.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça cinco tipos de acabamentos que vão deixar a área externa da sua casa mais bonita.

1. Cerâmica rústica

Esse tipo de acabamento é bastante interessante para áreas externas. Ele é um material resistente, com superfície um pouco porosa que dá um aspecto visual bonito. A cerâmica rústica não permite o acúmulo de gordura e sujeira, sendo ideal para áreas externas.

Uma desvantagem seria a retenção de calor. Esse material pode deixar a região onde foi aplicado com a temperatura alta. Não se recomenda para áreas com alta incidência de calor, pois a cerâmica rústica tem facilidade de rachar.

2. Piso cimentício

Esse acabamento é fabricado com concreto de alto desempenho. Logo, tem alta durabilidade e resistência.

Os pisos cimentícios são mais recomendados para acabamento de áreas como a piscina justamente por conta das suas qualidades antiderrapante e antitérmica.

Eles exigem limpeza constante, uma vez que acumulam musgos e sujeira com facilidade. É indicada aplicação de impermeabilizante para garantir maior resistência a esse tipo de acabamento.

3. Ladrilho hidráulico

Eles são extremamente charmosos e podem ser encontrados com várias estampas. O acabamento feito com ladrilhos hidráulicos é resistente e antiderrapante.

Não necessitam de limpeza rigorosa e são ideias para áreas gourmet e para acabamento de churrasqueiras.

Uma desvantagem pode ser a questão financeira. Os ladrilhos hidráulicos costumam ser mais caros. Como são fabricados artesanalmente demoram 30 a 50 dias para ficarem prontos.

4. Madeira

Esse acabamento é simples de ser encontrado e pode trazer bastante charme para a área em que for aplicado. A madeira pode ser utilizada tanto para acabamento do piso quanto das paredes da área externa.

Entretanto, esse acabamento precisa de manutenção constante para não perder a beleza e a durabilidade. Nesse sentido, a impermeabilização é sempre recomendada.

5. Pedra São Tomé

Esse tipo de acabamento é muito utilizado nas bordas das piscinas e em spas. A pedra São Tomé tem alta resistência e durabilidade, além de ter capacidade de absorção da água e não esquentar com o calor do sol.

Um detalhe interessante para acabamentos de pedra São Tomé em áreas externas é que, mesmo com a superfície molhada, ela não fica lisa, o que garante a segurança desses ambientes.

Para fazer a limpeza desse tipo de acabamento não há dor de cabeça. Basta usar água, sabão e escova ou vassoura.

 Antes de definir o acabamento que você deseja, é sempre importante pedir palpite a um arquiteto. Esse profissional tem conhecimento e experiência suficiente para deixar o projeto da área externa mais bonito e com melhor custo-benefício.

E aí, qual desses acabamentos você usa na sua casa? Deixe o seu comentário!