Realizar uma obra é ter a chance de renovar as áreas da casa com as tendências atuais. Para quem está construindo, é também uma boa oportunidade para escolher o que há de melhor no mercado, cuidando para que as decisões sejam as melhores, tanto em beleza quanto em funcionalidade e, claro, durabilidade.

Para quem tem o sonho da casa perfeita, com cozinha, banheiros e área de lazer bem construídos e organizados, uma dúvida que pode surgir durante a obra é sobre como escolher o revestimento para áreas molhadas.

Foi pensando nisso que nós separamos as melhores dicas para você não errar na hora de escolher!

Elegância e requinte com revestimentos tradicionais

Mármores e granitos estão sempre na lista de revestimentos para áreas molhadas. São tradicionais e se adaptam bem não só em pisos, mas também em paredes e bancadas, trazendo um toque clássico ao ambiente. Porém, quando decidir utilizar essas pedras, tome cuidado com a conservação.

Para limpar a superfície de forma correta, a manutenção deve ser feita em intervalos curtos, de preferência uma vez a cada dois dias. Isso porque os mármores e granitos são bastante sensíveis a riscos e também a produtos ácidos (urina, refrigerantes, sucos cítricos, etc).

Praticidade com a aplicação dos pisos vinílicos

A aplicação de pisos vinílicos em ambientes como quartos e salas já é bem comum, pois este revestimento é um ótimo isolante acústico. Ele é fabricado em diversas versões e modos de instalação (podem ser tipo click ou colado) e quem quiser inovar e instalar em cozinhas ou banheiros está liberado, desde que se tome os cuidados certos na manutenção.

Para áreas molhadas, o ideal é o piso vinílico tipo click, em que as peças são encaixadas — e não coladas — e a incidência de água em pouca quantidade não estufa o material. Vale medir os prós e os contras antes de decidir pela aplicação desse tipo de revestimento.

Resgatar o antigo também é tendência

Para decidir o que usar na sua cozinha ou banheiro, faça uma visita ao passado para resgatar revestimentos que já foram moda em outras épocas e hoje são vintage. Um exemplo é o uso de ladrilho hidráulico, ideal para áreas molhadas porque costuma ser bastante durável. Além disso, para quem se preocupa com o meio ambiente, esse material é ecologicamente correto!

Não há consumo de energia ou emissão de gases em sua fabricação, que é feita artesanalmente. A limpeza do ladrilho também é simples: pode ser feita com água e sabão neutro. Como as estampas são muito vibrantes, o ideal é consultar um arquiteto para não errar na combinação e dar leveza ao ambiente.

Surpreenda com revestimento à base de resina

O mercado de casa e construção vem quebrando paradigmas, sugerindo novos usos para diversos materiais. As resinas epóxi e de poliuretano, por exemplo, deixaram o piso de áreas industriais para tomar conta de áreas residenciais. Não há emendas, o que facilita na hora da limpeza, sem aquelas manchinhas de umidade comuns em rejuntes de áreas molhadas.

A versatilidade desse material traz infinitas possibilidades de padronagens, então prepare-se para efeitos inusitados e incríveis! É ideal para quem está com o orçamento enxuto, pois é possível utilizá-lo por cima do antigo piso, sem necessidade de remoção, uma vez que ele é autonivelante.  

Curtiu as nossas dicas sobre revestimentos para áreas molhadas? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais!