Casas com soluções sustentáveis e construídas de forma ecológica já são realidade no Brasil. Algumas cidades, inclusive, oferecem incentivos para sua construção. Guarulhos, por exemplo, implementou o IPTU verde, por meio do qual os proprietários de casas com captação e reúso de água, geração de energia, tratamento de resíduos, entre outras estratégias sustentáveis, recebem desconto de até 20%.

O desconto financeiro não está presente em todas cidades do Brasil, mas isso não deveria ser a maior motivação para se construir uma casa ecologicamente correta; a economia de energia, o benefício ao meio ambiente e a qualidade de vida para os moradores, sim. Por esse motivo listamos algumas dicas para auxiliá-la a criar um ambiente “ecoamigável”.

1. Energia solar

A tecnologia sustentável que utiliza energia solar mais conhecida, o aquecimento solar, tem se desenvolvido bastante nos últimos tempos com células fotovoltaicas cada vez mais eficientes. Esse método é utilizado na obtenção de água quente, principalmente em grandes volumes, como em piscinas.

Em alguns casos, sistemas mais elaborados podem até mesmo armazenar energia elétrica e aumentar a economia.

2. Reaproveitamento de água

Neste quesito podemos citar o reaproveitamento da água do banho e o aproveitamento da água da chuva. No primeiro caso, sistemas de bombeamento e armazenamento enviam a água do banho (e também da torneira) para a descarga ou para lavar calçadas.

Quanto à água da chuva, sua captação tem sido realmente útil em grandes complexos habitacionais, mas pode ser muito bem utilizada em uma casa ecologicamente correta. Nesse caso, a água escorre de telhados e calçadas por calhas e é bombeada para uma cisterna; essa água pode ser utilizada para irrigação, lavagem de carro, de roupas e de calçadas.

3. Reciclagem

A reciclagem é de grande importância para a sociedade, mas também permite grande economia em casa, principalmente naquelas em que há um local para plantio.

Uma vez que os resíduos recicláveis são levados para serem utilizados em cooperativas, os não recicláveis geralmente vão para aterros.

Tomando o cuidado de separar os resíduos não recicláveis biodegradáveis (como cascas de frutas) é possível elaborar uma composteira; a compostagem permite que se tenha adubo próprio, o que favorece a criação de hortas sustentáveis.

4. Incidência solar

Nada melhor que uma casa iluminada, não é mesmo? Planejar de forma eficiente as faces da casa em relação à incidência solar é algo importante. Esse tipo de planejamento, quando aliado a janelas amplas e a tetos de vidros, traz mais vitalidade à casa e também contribui para a economia de energia.

5. Materiais sustentáveis

A escolha dos métodos e procedimentos de construção também é parte fundamental de uma casa ecologicamente correta, assim como os materiais que serão utilizados. Nesse item, entra a escolha de um arquiteto com bom conhecimento sobre o assunto.

Em relação aos materiais, podem ser utilizados telhados verdes, isolamentos ecológicos, tijolos de terras compactada, madeira de demolição e bambu. Um detalhe: com telhado verde a casa fica ainda mais fresquinha!

Dicas de construção e manutenção de uma casa ecologicamente correta estão ligadas à funcionalidade da mesma, mas isso não quer dizer que a casa vai ficar feia! Existem diversas formas de implementar essas soluções que vão deixar a casa até mesmo mais moderna.

Gostou do nosso texto? Faça com que mais pessoas conheçam essas soluções sustentáveis compartilhando nosso post nas redes sociais!