A primeira etapa para alcançar o tão esperado sonho de construir sua casa é encontrar o terreno ideal para os seus sonhos e desejos.

Você tem em mente como é a casa dos seus sonhos? Prefere uma casa ampla ou mais compacta? Térrea? Com quintal? Próximo de centros comerciais ou em local mais tranquilo? Sabe exatamente como é a casa que quer ou não tem ideia? O que você não sabe é que o arquiteto pode lhe ajudar e MUITO já nessa etapa.

A compra do terreno é uma das decisões mais importantes, pois, além de ser um investimento nada barato, é o que vai determinar várias características da casa. Sendo o terreno em qualquer bairro da cidade ou em loteamentos fechados, existem normas, coeficientes e taxas que determinam se a casa será térrea, com dois pavimentos, se vai ocupar o lote inteiro ou metade do lote, entre outras características.

CONSULTE UM ARQUITETO

O corretor é quem faz a venda do terreno, mas na maioria das vezes não informa ou não tem conhecimento das normas construtivas aplicadas ao lote que está sendo vendido. O profissional ideal que sabe que tipo de casa pode ser construída em determinados tipos de terreno, é o arquiteto.

Mesmo que ainda não queira definir o profissional que fará o projeto da sua casa, é possível contratar o arquiteto para fazer uma consultoria e auxiliar na escolha do terreno. Nesse tipo de serviço, ele pode acompanhar a visita ao lote com o corretor ou pode também passar as informações e orientações por meio de reuniões presenciais ou até mesmo online.

Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas!

Abaixo listaremos alguns aspectos importantes para se considerar na hora de escolher o terreno.

LOCALIZAÇÃO

É necessário fazer uma análise sobre quais características são importantes para o entorno de onde vai morar. Prefere um terreno mais próximo ou afastado do centro da cidade? Que tipo de comércio e serviços é importante ter fácil acesso? Bairro no meio da cidade ou loteamento fechado? É servido de transporte público? Existe algum espaço público na vizinhança? Praça? Parque? Gosta de um ambiente mais agitado ou precisa de tranquilidade e silêncio?

Esses são alguns dos itens que influenciam na escolha da localização do terreno. Fique atento à dinâmica do entorno, da rua, o movimento das pessoas e dos veículos – verifique se o ritmo desse lugar corresponde ao que você deseja e procura.

TAMANHO

A área do terreno deve ser adequada à metragem do programa que você deseja – o programa é a relação de tudo que você precisa na sua casa: o número de moradores, número de quartos, quantidade de banheiros, se recebe amigos com frequência, como pretende usar a casa, se precisa de quintal, escritório, entre outros.

Avalie também a viabilidade de manutenção dessa área – se vale a pena e quanto será necessário para manter toda a área, construída ou não, limpa e organizada. Isso evitará preocupações e desgastes futuros.

TIPO DE TERRENO

Existem vários tipos de loteamento e cada um deles oferece tipos diferentes de terreno. Tem aqueles que são mais largos, com testada de aproximadamente 10m, e os que são mais estreitos, também conhecidos como meio lote, que apresentam testada de aproximadamente 5m. Os terrenos mais largos possibilitam mais opções de disposição da casa, mas terrenos estreitos também oferecem ótimos projetos!

Outra escolha que também deve ser feita em relação ao tipo de terreno é se prefere um lote de meio de quadra – que possui apenas uma fachada – ou lote de esquina – que possui 2 fachadas expostas.

TOPOGRAFIA

Outro aspecto que influencia na “cara” da casa é a topografia do lote. Terrenos planos, em geral, permitem mais possibilidades de implantação; entretanto, um terreno íngreme pode oferecer outras opções para o projeto arquitetônico que favorecem o resultado final, como por exemplo, criar mirantes e proporcionar belas vistas.

Os terrenos planos são mais econômicos, pois não precisam de grandes movimentações de terra e não exigem a construção de estruturas de contenção – mas isso não significa que são mais baratos. Existem terrenos bastante íngremes que apresentam preço menor se comparado a terrenos planos na mesma localização.

DICA IMPORTANTE! Nunca faça a compra do terreno sem visitá-lo pessoalmente. Se possível, visitar mais de uma vez em dias e horários diferentes para analisar toda a dinâmica do local.

Outros aspectos como insolação e ventilação também são muito importantes, e serão trabalhados pelo arquiteto durante a fase de projeto.

Está a procura do terreno ideal ou já tem, mas não sabe como aproveitar o lote da melhor maneira? Fale conosco que podemos lhe ajudar!