Quando se imagina a casa dos sonhos, geralmente é a piscina que ilustra a imagem do quintal ideal. Para relaxar depois do trabalho, receber os amigos e ainda agregar valor ao imóvel, não há nada melhor. Graças aos vários tipos de piscinas existentes no mercado, investir no lazer está cada vez mais acessível, tanto do ponto de vista dos custos quanto das possibilidades arquitetônicas.

Após realizar um estudo do solo, por meio de análises topográfica e geotécnica, o arquiteto define o método construtivo. Este deve respeitar as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Prainha para as crianças, raia para dar boas braçadas, além de spa, sistema de aquecimento solar, cobertura e itens de segurança complementam o projeto. Para ser mais funcional, o modelo eleito deve considerar as necessidades, desejos e orçamento disponível. Conheça os cinco tipos de piscinas mais usuais.

Tipos de piscinas

1. Piscina de concreto armado

Autoportante, permite a construção em qualquer formato, tamanho e terreno. Porém, a estrutura reforçada encarece a obra. Aceita todos os revestimentos, dos clássicos azulejos às pastilhas de PET reciclado.

Leva até 60 dias para ser concluída. Se bem cuidada, resiste por décadas.

2. Piscina de alvenaria estrutural

Tem estrutura mais simples que a de concreto armado, sendo comum em terrenos planos. Demora até 60 dias para ficar pronta. Em média, aguenta 20 anos em perfeito estado.

3. Piscina de vinil

Dispensa a impermeabilização, o que reduz o custo. A alvenaria demora até 60 dias, mas a de vinil é instalada em menos de 24 horas. A garantia do bolsão costuma ser de três anos. Bem cuidado, dura mais de uma década.

4. Piscina de fibra de vidro

Pra quem tem pressa, a opção é a mais indicada. O mercado atual traz vários formatos e recursos. Pode ser instalada em cinco dias. Com preço acessível, tem boa resistência mecânica. A durabilidade média é de 15 anos.

5. Piscina de aço

Outro sistema pré-fabricado, deixa a piscina pronta para uso em até três dias. Ideal para coberturas, sendo instalada sobre lajes de concreto. Vida útil de 25 anos ou mais, desde que bem cuidada.

6. Piscina de plástico

Sugestão de compra para quem prefere testar a empolgação da família antes de investir em um modelo fixo. Feita em PVC resistente, há volumes que comportam confortavelmente crianças e adultos.

Tratamentos

Investir em automação para os cuidados com todos os tipos de piscinas melhora o custo/benefício, pois reduz o consumo de energia e otimiza a performance dos equipamentos. Bombas e filtros bem cuidados duram mais de dez anos.

A manutenção deve ser semanal, com limpeza física (escovação, aspiração e higienização das bordas) e química (correção e balanço do pH, alcalinidade e aplicação de desinfetante).

A exceção são as chamadas piscinas naturais, que dispensam tratamentos químicos. Atualmente, sua manutenção está mais fácil, exigindo uma quantidade menor de plantas aquáticas. Boas para quem gosta de nadar ao lado de peixes.

O valor das reformas varia em função dos reparos. Por isso, antes de escolher, informe-se sobre os cuidados para diferentes tipos de piscinas. Achou este conteúdo interessante? Então, curta e compartilhe!