Quer melhorar a decoração da casa, mas não sabe por onde começar? O que acha de investir em revestimentos para paredes? Eles ajudam a dar um toque de estilo e personalidade a qualquer ambiente. Papel de parede, madeira, pastilhas, massa texturizada são algumas das várias opções de revestimentos e cabe a você escolher o que mais combina com cada espaço de sua residência.
A dica é tentar tornar tudo o mais harmonioso possível. Quer saber como? Confira nossas sugestões e para quais ambientes estão mais indicados!
1. Papel de parede
O papel de parede continua a ser uma excelente opção, pois oferece uma série de vantagens, como facilidade na aplicação, limpeza, além da beleza e variedades de texturas e padronagens. Por isso, continua a ser o queridinho de decoradores e arquitetos, principalmente por oferecer uma infinidade de possibilidades.
Sua indicação de uso é para ambientes secos, no entanto existem os tipos mais resistentes, como o vinílico — feito de PVC e resistente à luz e a ambientes úmidos. Assim, essa opção é ideal para banheiros e lavabos.
2. Madeira
O revestimento de madeira traz um toque de aconchego e é indicado para ambientes de variados estilos, indo dos rústicos aos mais sofisticados. O que vai definir é a textura, a cor da madeira e com o que ela será harmonizada. Na verdade, trata-se de uma opção que oferece muitas possibilidades e pode ser utilizada em qualquer ambiente da casa.
3. Pastilhas
Pastilhas são aplicadas nas paredes da mesma forma que os azulejos e podem ser de diversos materiais, como vidro, resina, cerâmica, entre outros. São várias as possibilidades de combinação e é possível personalizar a aplicação de acordo com o gosto de cada pessoa.
No entanto, a aplicação do material é trabalhosa e faz sujeira (tanto quanto o azulejo). Geralmente são utilizadas para revestir banheiros e cozinhas.
4. Massa texturizada
Essa opção é bem mais durável que a tinta comum e, por isso, sua indicação de uso pode ser tanto para ambientes internos como para os externos — visto que resiste muito mais às intempéries. Pode ser utilizada sobre pintura, madeira, massa corrida e metal.
Conhecido também por argamassa, esse tipo de revestimento é mais denso que a tinta e por isso permite a criação de uma variedade de texturas e desenhos variados. No entanto, apesar de ser uma alternativa em conta, sua aplicação requer prática e deve ser feita por um profissional especializado para que o resultado seja satisfatório.
5. Coco
Ideal para ambientes secos, a fibra de coco é uma boa opção, principalmente por ser um material sustentável. Contudo, ela requer muitos cuidados na limpeza, visto que se forem utilizados produtos indevidos a fibra fica esbranquiçada.
Esse tipo de revestimento é obtido a partir do tratamento da fibra da casca do coco. Além de ser aplicado em paredes, pode ser empregado na decoração de móveis — dando um toque rústico ao décor da casa.
6. Pedras
Pedras são excelentes alternativas de revestimentos para paredes. São super-resistentes e bem práticas quanto à manutenção. Podem decorar tanto a área interna quanto a externa, ficando a critério e gosto de cada um sobre o local onde serão aplicadas.
Vale lembrar que antes eram muito utilizadas como piso. Hoje, porém, ganharam as paredes e estão muito na moda, garantindo muito estilo e valorizando o imóvel.
E você, o que achou da variedade de revestimentos para paredes? São muitos, não é mesmo? O que vale mesmo é escolher um que seja de seu agrado e que combine com o restante da decoração do ambiente!
Gostaria de ler outros artigos interessantes como este? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações!