Depois de meses em obra e com tudo impecável dentro de casa, a limpeza deve ser constante para um bom estado de conservação de cada cantinho.

Na hora da manutenção de paredes podem surgir algumas dúvidas, por isso selecionamos no post de hoje cinco dicas que facilitarão esse processo.

Tudo pronto para entender mais sobre o assunto? Então confira as nossas dicas! 

1. Mantenha uma limpeza frequente 

Mesmo que pareça que está tudo ok e que as suas paredes não estão sujas, crie o hábito de passar um pano seco ou mesmo a vassoura por elas, ao menos uma vez ao mês. Esse trabalho vai evitar o acúmulo de poeira e teias de aranha, que podem acabar atraindo muitos insetos e até manchas. 

2. Utilize os produtos corretos 

Antes de qualquer coisa, é muito importante saber qual é o tipo de tinta usada em cada parede da sua casa. As opções mais utilizadas costumam ser as composições à base de PVA e acrílicas, que podem ser lavadas tranquilamente. Já as tintas em látex devem ser limpas apenas com pano úmido, ok? 

Não há muito segredo para a manutenção de paredes: misture água com detergente líquido neutro e faça a lavagem com esponja macia, com movimentos suaves, circulares e homogêneos.

O sabão de coco também pode ser uma opção, mas sem o uso em excesso. Após o processo, enxágue com água limpa e seque o excesso de umidade com um pano. 

O ideal é fazer uma limpeza completa por ano para remover encardidos, maresia, microrganismos e outras sujidades. Dependendo da intensidade da sujeira, é possível que apenas uma lavagem não seja suficiente para limpar completamente, então o ideal é repetir o processo até que a parede fique uniforme. 

Se você mora em lugar com muita umidade, utilize um pouco de vinagre branco misturado na água e no detergente para evitar mofo e bolor. 

3. Evite arranhões e certos produtos 

Se você optar por uma limpeza frequente com aspirador de pó, tenha muito cuidado com possíveis arranhões nas paredes — principalmente se o aparelho for preto, podem ocorrer riscos escuros. 

Quando fizer a limpeza com esponja, não esfregue a superfície, pois você pode acabar removendo todo o brilho ou mesmo um pouco da cor. 

Nas paredes internas, jamais faço uso de equipamentos com água quente ou vapor, pois eles podem causar manchas e até mesmo levantar bolhas. 

Utilize apenas detergentes neutros, pois os produtos alcalinos, à base de cloro e outros abrasivos, podem manchar e proporcionar outros danos à pintura. 

4. Dê atenção às paredes externas 

Como o contato com sujeiras mais intensas é direto, no caso das paredes externas você pode optar pelo uso de jatos pressurizados de água. Se isso não resolver, alie a potência da água com detergente diluído na água, esfregando com uma vassoura rígida ou uma escova. 

A tinta para a parte de fora da casa deve ser mais resistente e renovada pelo menos a cada cinco anos, realizando o processo completo de pintura. 

5. Tenha cuidado especial com o papel de parede 

Mais uma vez, saiba com que tipo de material você está lidando. Existem papéis de parede que podem ser lavados e outros que só podem ser limpos a seco, com aspirador de pó ou espanador. 

Para os papéis laváveis de estilo vinílico, muito usados em cozinhas e banheiros, utilize detergente neutro, porém dessa vez misturado em água morna. 

As manchas mais pesadas você pode tentar remover com borracha branca e, caso não funcione, aplique sobre a sujeira uma pasta feita com bicarbonato de sódio e água. 

E então, curtiu as nossas dicas sobre manutenção de paredes? Conte para a gente nos comentários do post o que você achou mais complicado ou se ficou com alguma dúvida.