Bloco cerâmico ou de concreto?

Principais diferenças entre estes dois tipos de vedações. Confira!

O sistema de vedação de uma obra, popularmente conhecido como parede, tem como única função o fechamento da construção. Por esse motivo é necessário utilizar elementos estruturais como pilares, vigas, cintas de amarração, entre outros, para sustentar a edificação. É o método construtivo mais utilizado no Brasil e existem dois tipos mais comuns de blocos que são utilizados: os blocos cerâmicos ou os blocos de concreto.

Em ambos os casos os blocos são sobrepostos com o uso de argamassa (mistura de água, cimento e areia) e possuem a função de proteger a casa dos agentes externos – como chuva, sol, vento, entre outros – e de dividir os ambientes internos de casas e edifícios.

Confira a seguir as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções!

Tijolos ou Blocos cerâmicos

Esse tipo de vedação é mais utilizado na parte interna da construção, para separar os ambientes, pois apresenta bom isolamento térmico e acústico, além de ser menos poroso, portanto, ter baixa absorção de umidade.

Apesar de ser mais barato que o bloco de concreto, o tijolo ou bloco cerâmico é mais frágil e pode ter uma porcentagem de perda maior, pois quebra com mais facilidade. Por isso exige maiores cuidados no transporte, armazenamento e manuseio do material. Outra característica é a falta de porosidade externa que exige uma demão de argamassa e areia para que possa ser revestido.

Existem vários tipos de tijolos cerâmicos. O mais utilizado na construção civil brasileira é o bloco cerâmico furado. Ele possui ranhuras para facilitar a aderência da argamassa e funciona melhor como isolante térmico e acústico.

O bloco cerâmico maciço, feito principalmente de argila encontrada nas margens de rios, apresenta uma grande variedade de modelos pois todo o processo é feito manualmente e não possui um controle de qualidade rígido.

Outro tipo de tijolo cerâmico é o laminado, também conhecido como o tijolo à vista. Ele é utilizado para alvenaria aparente, não sendo recomendado o seu revestimento, pois é mais caro que o tijolo cerâmico comum.

Blocos de concreto

Os principais componentes utilizados na fabricação dos blocos de concreto são: cimento, água, agregados (pedra e areia) e aditivos químicos. Os componentes são medidos e misturados e, após a produção e cura total do concreto, são realizados os testes de formato e resistência. Por ter uma resistência maior que o bloco cerâmico não quebra com facilidade, o que faz com que a taxa de desperdício seja menor.

O bloco de concreto é mais recomendado para os muros de divisa e paredes externas. Porém, por ser mais poroso que o cerâmico, necessita de atenção na hora da impermeabilização. Apresenta uma eficiência termo-acústica inferior ao cerâmico, mas possui uma superfície mais rugosa que permite melhor aderência dos acabamentos.

Em relação ao bloco cerâmico, o bloco de concreto é maior e mais pesado e isso pode ser uma desvantagem na hora de manuseá-lo na obra; entretanto, por ser maior, há um ganho de tempo na obra, pois o tempo assentamento dos blocos será menor.

 

Comparando os dois modelos, não há, no entanto, um resultado final afirmando que um tipo de bloco seja mais eficaz que o outro. A escolha vai variar também por conta de outros fatores como região, qualidade da mão de obra, tipologia da edificação e preços – tanto do material quanto da mão de obra.

Para isso, a recomendação é contratar um arquiteto que poderá lhe auxiliar nessa escolha. O profissional fará a avaliação das necessidades do cliente, a relação custo x benefício e qual material melhor se encaixa em cada situação.

O importante é avaliar todas as opções disponíveis no mercado no momento da compra e escolher a que mais se encaixa dentro das suas expectativas e necessidades.

 

Veja aqui dicas para manter sua parede limpa como se fosse nova!

 

Tem alguma dúvida? Vem falar com a gente que esclarecemos para você! Siga as nossas redes sociais para acompanhar todas as novidades!