Que um dia todos nós envelheceremos é uma certeza! Mesmo com os avanços da medicina, algumas perdas no sistema muscular, na visão, audição, tato, entre outros, chegarão. E como nossas casas geralmente não foram planejadas para essa etapa da nossa vida, a maioria dos acidentes que acontecem são dentro da própria residência.

Estudos mostram que projetar já pensando no conforto do idoso reduz significativamente os acidentes domésticos. Mas se não é o caso da sua casa, não se preocupe! É possível fazer algumas adaptações que garantam o conforto e a segurança do morador.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Mato Grosso lançou em 2018 a cartilha CASA SEGURA que fornece algumas instruções que arquitetos, engenheiros e decoradores consideram no planejamento de casas para a terceira idade, por isso é importante saber escolher bem o profissional que irá auxiliar nessa etapa.

Abaixo seguem algumas dicas que selecionamos para vocês!

Iluminação adequada

Um dos itens mais importantes que auxiliam na independência do idoso é a boa iluminação. O ideal é adequar a iluminação dos ambientes, deixando-os mais claros, principalmente nas áreas de trabalho onde o tempo de permanência é maior, como por exemplo, bancadas de cozinha. É muito interessante também colocar luz interna nos armários, facilitando a visão dos objetos/utensílios dentro do mesmo.

Os interruptores sempre devem ter fácil acesso: estar em todas as entradas e saídas dos ambientes e ao lado da cama. Com o avanço da tecnologia, hoje já existem sistemas automatizados que a pessoa pode controlar por celular, sensor ou  até mesmo por comando de voz.

Um dos exemplos interessantes do uso dessa tecnologia é o sensor que ativa luzes indiretas e uniformes quando a pessoa levanta no meio da noite para ir ao banheiro. Dessa maneira, a luz indica o caminho, sem ofuscar, evitando acidentes.

Cuidados com os pisos

Para evitar risco de queda, recomenda-se um piso mais rugoso e, de preferência, de cor clara. Assim facilita a visualização de objetos e obstáculos ao longo do caminho.

A disposição dos móveis deve ser feita de maneira que a área de circulação fique o mais livre possível. A visão periférica tende a se perder, por isso é muito importante tirar qualquer obstáculo que possa ocasionar uma queda.

Tapetes e cortinas muito longas devem ser evitados! Assim como mantas, capas de sofá e roupas de cama muito longas.

As escadas devem ter fita antiderrapante e corrimão dos dois lados.

Portas mais largas

As portas precisam ter uma largura mínima que permita a passagem com cadeira de rodas e andador, portanto, precisam ter, no mínimo, 80cm de largura; mas para uma passagem mais confortável, o ideal seria entre 90cm e 1,00m.

É recomendado utilizar a maçaneta do tipo alavanca – que não necessita de esforço ou força para abrir – e que a fechadura esteja sobre a maçaneta – facilitando a visualização e encaixe da chave.

Móveis e Acessórios

Bancadas: adaptar a altura das áreas de trabalho para garantir que não precisem levantar ou abaixar muito os braços para realizar as atividades, evitando desconforto e fadiga.

Cama e sofá: devem ter a altura ideal para deixar as pernas num ângulo de 90 graus, quando sentado, para que os pés fiquem apoiados no chão. Recomenda-se que tenha uma mesa de cabeceira ou algum outro móvel próximo que sirva de apoio na hora de levantar – deve ser firme ou fixo e de preferência arredondado, para evitar batidas e lesões.

Armários: com portas leves e iluminação interna.

Cadeiras e poltronas: devem ter braços de apoio lateral.

Barras de apoio: instalação de barras de apoio no vaso sanitário e box. Evitar o uso de cortina no box.

Consulte um profissional

Essas são algumas das dicas que podem ser aplicadas para adaptar a casa, não só para o idoso, mas para qualquer pessoa que precise de alguma atenção especial. Lembrando que o ideal é que cada projeto seja adaptado, com o acompanhamento de um arquiteto, exclusivamente ao dia a dia do usuário – permitindo que os mesmos desfrutem plenamente do seu espaço e não tenham suas atividades prejudicadas. É liberdade e segurança para o morador e tranquilidade para toda a família!