Após construir um casa com deficiências, não adianta mais lamentar. Mas para evitar este tipo de situação é necessário contratar um arquiteto que planeje e gerencie adequadamente a construção do imóvel, tornando-o seguro, bem arejado, com iluminação natural e um design que vai valorizar ao máximo seu investimento.

O arquiteto portanto, é o profissional qualificado para elaborar uma casa desde a fundação, passando pelas instalações elétricas, encanamento e esgoto, até chegar na decoração do interior da casa e no paisagismo da área externa. Por conta disso, vamos conhecer 3 bons motivos para não construir seu imóvel sem a ajuda deste profissional.

1. Economizar com custos de obra

Quem pensa que não contratar um arquiteto é uma boa solução para economizar dinheiro, está realmente enganado. Muita gente começa a construir e acaba ficando sem dinheiro para terminar, e isso simplesmente por não serem capazes de calcular os custos reais da obra, ou ainda, desperdiçam dinheiro gastando mais do que seria necessário com a compra de materiais e contratação de mão de obra.

Além de produzir os orçamentos para cada etapa do projeto, levando em consideração os materiais para construção e o tempo de uso da mão de obra, este profissional também é habilitado para explorar corretamente o potencial do terreno em que a casa será edificada. Assim, cada metro quadrado de área construída terá funcionalidade no imóvel, atendendo plenamente às exigências do proprietário. Lembre-se, o planejamento estratégico é o primeiro passo para uma economia efetiva.

2. Obter uma casa sob medida

O arquiteto pode oferecer exatamente o que o proprietário quer em sua nova casa ou ainda sugerir opções mais baratas, mas sem comprometer a qualidade do empreendimento.

É importante que o imóvel seja construído na disposição adequada dentro do terreno, evitando insolação em cômodos que podem esquentar muito e aproveitando melhor as correntes de ar para manter a casa fresca, além disso, proteger os ambientes acusticamente e garantir que a edificação possua uma estética de alto nível fará seu investimento valer a pena.

Enfim, o arquiteto é o especialista capaz de ouvir todos os desejos do proprietário e incluí-los no projeto da casa, sempre levando em consideração o design dos cômodos, os acabamentos e a paisagem externa.

3. Contratar um arquiteto evita processos penais

Assim como um engenheiro civil, o arquiteto também pode ser o responsável legal pela obra, assumindo sanções penais por possíveis sinistros que venham a ocorrer no imóvel. Já quem contrata pedreiros ou empreiteiros, pode ter que responder criminalmente em caso de problemas e acidentes decorrentes de uma construção mal feita.

O arquiteto ainda realiza averbação no Registro Geral de Imóveis, o Habite-se e a obtenção do alvará para realização da edificação. Enfim, toda a parte burocrática do empreendimento de construção é resolvida pelo profissional, liberando assim o proprietário de tais obrigações.

Como vimos, um projeto arquitetônico bem pensado pode ser um divisor de águas na construção de um imóvel, proporcionando economia de recursos, conforto, segurança e tranquilidade ao dono do empreendimento. Gostou do post? Pretende contratar um arquiteto para o projeto da sua casa? Deixe seu comentário!