Entre os incômodos que lideram a lista de problemas residenciais, a umidade é quase sempre um nome certo. E engana-se quem pensa que ela atrapalha apenas a estética dos ambientes, já que a saúde de toda a família é colocada em risco por conta das bactérias causadoras de infecção presentes no mofo. 

Você enfrenta esse problema e não sabe como solucionar? Este post vai ajudá-lo nessa missão. Confira!

O que causa a umidade?

1. Falta de ventilação

Quando um ambiente não é suficientemente ventilado, o ar não é renovado e o temido mofo começa a surgir na parede, nos móveis, no teto e até mesmo nas roupas. A solução para isso começa no simples ato de abrir as janelas e as portas. 

2. Temperatura

Se existe uma união capaz de provocar dor de cabeça dentro de uma casa, ela é feita de temperatura baixa + chuva.

No entanto, a variação de temperatura também é um problema, já que favorece o surgimento de fissuras na estrutura — as quais estão intimamente ligadas com a infiltração. 

3. Problemas de construção

A falta de impermeabilização (ou a falha no processo) é um dos problemas mais recorrentes e que apresenta seus primeiros sinais por meio do surgimento de manchas e bolhas, bem como de vazamentos no telhado e na laje. 

Telhado irregular, problemas no alicerce, telhas quebradas e calhas instaladas há muito tempo também podem contribuir para que o problema se agrave, além de lajes mal impermeabilizadas e telhados mal feitos/instalados. 

Como evitar os problemas de umidade?

Embora existam meios para acabar com a umidade de acordo com a causa, há recomendações gerais que valem para todas as residências, como favorecer o fluxo de ar e a entrada de luz. Veja as dicas de acordo com cada caso a seguir:

1. Quando falta ventilação

Nesses casos é fundamental procurar alternativas para deixar o ar circular pelos ambientes. Ou seja, se os cômodos passam por longos períodos fechados, é hora de rever alguns hábitos.

Abrir portas e janelas e usar o ventilador (embora o clima esteja mais frio) costuma ajudar na ventilação. O ar-condicionado também é uma possibilidade. Verifique se o seu aparelho possui a função desumidificar e facilite o processo.

2. Quando o clima é a causa

Aqui não há muitas opções além de verificar as condições de impermeabilização e também do telhado e das calhas. É comum que uma calha, por exemplo, não esteja bem instalada e acabe permitindo a absorção da água da chuva pelas paredes enquanto escorre. 

3. Quando é um problema estrutural

Como vimos, alguns aspectos estruturais favorecem o aparecimento de umidade. Se este é o seu caso, a solução é apostar em uma consultoria de algum especialista — arquiteto ou engenheiro.

A impermeabilização do alicerce, por exemplo, é a solução para os casos em que a umidade vem do chão. Embora mais complicado, não é impossível de resolver. Há também os casos em que a infiltração é decorrente de lajes impermeabilizadas incorretamente e de telhados mal feitos. Em ambos os casos a presença de um profissional é essencial para que o problema seja solucionado. 

Uma casa confortável e funcional vai muito além de cômodos bem decorados; é resultado de um ambiente funcional e saudável, ou seja, livre de incômodos como problemas de umidade. Se este é um fator que afeta a sua qualidade de vida, basta colocar em prática as dicas abordadas aqui e aproveitar o seu lar!

Gostou do assunto do post de hoje? Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail as próximas publicações!