Quem mora em condomínio sabe que há uma série de regras para as obras. O que nem todos sabem é que apenas seguir o manual não substitui a orientação profissional. Na hora de construir, não adianta quebrar a cabeça. Só um arquiteto pode garantir o melhor custo-benefício da elaboração ao término do projeto.

Para isso, o profissional parte da análise técnica, considerando insolação, condições topográficas e muito mais. Após levantar todos os detalhes, traça as possibilidades construtivas, equilibrando os desejos dos moradores à verba disponível.

Na prática, o arquiteto lista os materiais, indica lojas mais baratas e seleciona a mão de obra qualificada. Por fim, acompanha e fiscaliza a obra, para que tudo saia conforme o planejado.

Garantia de legalidade

O arquiteto é quem assegura o enquadramento às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O desrespeito pode gerar sansões legais para o síndico e para o proprietário do imóvel. Em caso de acidente, ambos respondem civil e criminalmente.

Ele também conduz o processo de legalização na prefeitura, em que atestam as informações por meio do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Com esses cuidados, elimina-se o risco de a obra ser embargada.

Escolha do arquiteto

A maioria das pessoas pede indicações de amigos e parentes. Ao mesmo tempo, a pesquisa de portfólios em sites e redes sociais tem se tornado um fator determinante na escolha do arquiteto.

Considere o currículo e tempo de experiência. Verifique se costuma participar de eventos e se marca presença na mídia, o que significa que é um profissional atualizado com as tendências. Caberá a ele sugerir novidades e avaliar a possibilidade de implementá-las.

Afinidade é outro pré-requisito. Conte seus dilemas e cobre soluções criativas, com eficácia comprovada. Para se inspirar, vale a pena conhecer alguns trabalhos da D.O.S Arquitetura.

Uma dica para os síndicos: quando tiverem de orçar reparos em áreas comuns, preze pela especialização. É mais indicado contratar um arquiteto esportivo para serviços em quadras poliesportivas, por exemplo.

Economia inteligente

Nem pense em cortar a assessoria profissional. Além dos honorários corresponderem a 5% do custo da obra, quem tem experiência com construção garante: ao minimizar atrasos e prejuízos, o investimento se paga rapidamente.

Quando definir o projeto, prefira soluções sustentáveis. A economia no dia a dia pode até virar uma fonte de renda. Para exemplificar, há quem esteja negociando créditos de energia excedente da instalação de painéis fotovoltaicos.

Motivos para contratar

Só quem já construiu tem dimensão da real importância deste profissional. Veja quatro razões para consultar um arquiteto:

  • medição exata dos ambientes: calcula a quantidade de materiais e diminui desperdícios;
  • respeito ao orçamento: evita remediações e minimiza gastos com imprevistos;
  • criação de layouts fáceis de atualizar: as obras possuem facilidade de serem atualizadas conforme as necessidades dos moradores mudem com o passar do tempo;
  • adaptação à verba: são estipuladas soluções de acordo com o padrão de renda do cliente, já considerando os gastos futuros com manutenção.

Bons projetos arquitetônicos e de design de interiores combinam segurança, conforto e economia para necessidades e usos específicos.

Gostou deste artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também possam compreender a importância do arquiteto na manutenção das obras de um condomínio.