A ideia de construir a casa nova pode gerar muitas preocupações pois as histórias de obras inacabadas, que nunca terminam, ou que começam com uma previsão de orçamento e terminam muito mais caras assustam as famílias que tem por objetivo construir a casa nova em um local mais confortável, amplo e tranquilo.

Mas, ainda dá tempo, nesse ano, de realizar o sonho de planejar a casa nova e começar a construção. Seguindo as 4 dicas que selecionamos é possível planejar e iniciar as etapas de uma nova fase na vida! Leia o post e descubra como!

1. Escolha o terreno

A decisão da escolha do terreno é de extrema importância para que a aquisição da casa nova seja bem-sucedida.

Alguns fatores devem ser observados com cuidado, como por exemplo a localização do terreno em relação à cidade e ao bairro onde se pretende morar, a infraestrutura existente ao redor, a distância entre o trabalho dos pais, e a escola das crianças. Além disso, terrenos dentro de condomínios devem ser examinados em relação à proposta de serviços de segurança e áreas comuns ofertados em cada projeto.

A topografia do terreno também deve ser analisada com critério, pois um espaço muito acidentado pode representar custos maiores para a preparação do local.

2. Defina o orçamento

O orçamento deve ser definido de forma realística o que significa que é preciso ter um saldo para a entrada da casa nova, e também uma quantia para os possíveis imprevistos que certamente ocorrerão.

Na hipótese de financiamento, o planejamento financeiro deve ser minuciosamente estruturado para que tudo corra da maneira esperada, sem sustos com novas taxas, e outros gastos que podem surgir ao longo da obra. Os prazos precisam se acompanhados, assim como os requisitos para a obtenção do crédito.

3. Contrate um arquiteto

Quem nunca realizou uma obra, e pretende investir na construção de uma casa que provavelmente será a moradia de toda a vida, deve considerar seriamente a necessidade de contratar um arquiteto.

Investir nessa contratação não é desperdício já que esse profissional está habilitado para desenvolver todo o projeto arquitetônico, acompanhar a construção, verificar e dar impulso ao enquadramento às normas legais exigidas pela prefeitura.

Na prática, o arquiteto ou um escritório de arquitetura darão todo o suporte exigido para que a obra flua com tranquilidade e segurança e inclusive o seu custo seja melhor controlado.

4. Acompanhe o planejamento

É direito do proprietário fiscalizar a obra, e todos os assuntos relacionados. Esse acompanhamento deve ser feito com constância e rigor, pois qualquer detalhe que passar despercebido pode representar um gasto maior mais na frente.

Toda obra possui um cronograma que deve ser sempre analisado para verificar se o projeto está seguindo o planejamento inicial, e também para ir efetuando o pagamento das parcelas de acordo com a execução das etapas estipuladas.

Os custos com materiais também exigem controle para evitar desperdícios, porém não é conveniente contestar os itens indicados pelo engenheiro e aprovados pelo arquiteto, pois ambos têm a responsabilidade e os conhecimentos técnicos específicos.

Agora que você aprendeu 4 dicas sobre como planejar a casa nova ainda esse ano para que a construção dê certo e atenda todas as suas expectativas, deixe seu comentário nesse post sobre o que achou de nossas ideias!