Construir ou reformar traz sempre uma sensação mista de entusiasmo e apreensão. Claro que a empolgação é um ótimo complemento no desafio de uma obra, mas a possibilidade de haver contratempos não nos deixa livres de certas preocupações.

Para evitar dores de cabeça durante a obra, alguns pontos fundamentais devem ser observados. Vamos a eles?

1. Defina o resultado que quer obter antes de começar

A definição do resultado que você quer com a construção ou reforma determinará quanto recurso será necessário, em termos de tempo e dinheiro. Se começar sem clareza do que deseja, há um risco de gastar mais do que o orçamento comporta e ainda por cima ficar insatisfeito.

O planejamento da obra possibilita a adequação entre o resultado esperado e o orçamento, evitando aquela frustração típica quando a construção não fica como esperávamos. Depois de definido o que se espera, bata o martelo e altere o mínimo necessário. Se houver necessidade de alteração, refaça o planejamento; não dê chance ao acaso.

2. Atente-se para a qualidade do material utilizado

Há materiais de variados preços e padrões de qualidade. Normalmente, a definição de qual usar é do cliente, mas não deve ser feita sem considerar critérios técnicos. A contratação de serviços profissionais na fase de projeto ajuda a evitar erros, principalmente com relação à arquitetura e execução da obra.

O profissional técnico é a pessoa indicada para prestar consultoria quanto ao tipo de material a ser utilizado, bem como a exigência de maior qualidade ou não.

Usar itens mais baratos não quer dizer necessariamente que eles fiquem devendo em qualidade para a finalidade de uso prevista, ao mesmo tempo em que materiais caros não necessariamente são sinônimos de qualidade.

3. Cumpra uma etapa por vez, de forma ordenada

Não tente atacar todas as fases da obra de uma só vez. Procure concluir uma etapa antes de começar outra. Essa atitude permite o uso mais racional de espaço e de mão de obra, além de possibilitar uma visualização mais realista da construção.

Além disso, é fundamental observar que necessariamente algumas etapas precedem outras, e há um tempo envolvido que precisa ser respeitado.

Um exemplo são as fundações, que necessitam vir antes das demais fases; o concreto necessariamente tem um tempo de cura para adquirir a resistência mecânica esperada, para não comprometer a estrutura da construção.

4. Não acumule entulho na obra

A construção deve estar sempre a mais limpa possível. As sobras e entulhos devem ser prontamente descartados de forma adequada, conforme as normas ambientais. Além de ser um complicador para a locomoção no canteiro, o entulho dificulta o gerenciamento, pois muito material útil pode se perder entre os itens de descarte.

Uma obra limpa favorece o seu bom andamento, pois o aspecto visual de ordenação pode, inclusive, motivar os operários a exercerem o senso de limpeza.

5. Utilize mão de obra especializada

Para evitar dor de cabeça durante a obra, é importante que cada profissional saiba o que está fazendo. Por isso, não é recomendável que um pedreiro faça instalações elétricas, ou que o carpinteiro execute a pintura.

Serviços executados por profissionais especialistas são normalmente mais bem acabados, mais rápidos e com custo final mais compensador — uma vez que reduz significativamente a necessidade de retrabalho.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário! Assim, você contribuirá para evitar dores de cabeça durante a obra de muitas pessoas! Tudo é questão de conhecimento, planejamento e ação!