O caminho para a compra ou a construção do imóvel pode estar na forma como você economiza. Embora exista a ideia de que para comprar a casa própria é preciso ter uma rendimento elevado, o que sustenta o orçamento é um planejamento inteligente e bem feito. Dificilmente sem uma preparação financeira é possível mudar de casa sem ter um aproveitamento significativo do orçamento.

Com algumas pequenas mudanças na rotina de gastos sua casa própria pode ficar mais perto do que se imagina. Veja nossas dicas! 

1. Investimento é a alma da economia

Um erro que muitas pessoas cometem ao entrar em um programa de financiamento é dar o mínimo da entrada, acarretando em altos juros e prestações a longo prazo. 

Para quem quer mudar de casa, o primeiro passo é focar em uma reserva de dinheiro para viabilizar uma boa entrada. O dinheiro pode ficar aplicado em uma carteira de investimentos ou em outra aplicação segura com rendimentos a médio prazo. Idealmente a meta para conseguir uma boa reserva é guardar no mínimo 30% do seu salário e mantê-lo investido.

2. Elimine os gastos supérfluos

É claro que para comprar uma casa sacrifícios devem ser feitos. Porém, quando planejados, eles podem ser menos dolorosos do que se imagina. Cortando gastos supérfluos a economia pode ser surpreendente. Isso inclui alimentação fora de casa, festas e baladas, despesas com cartão de crédito.

Antes de comprar uma roupa ou um móvel novo, pense duas vezes, analisando sempre a perda de economia que será para sua reserva. O ato de economizar requer paciência e disciplina.

3. Livre-se de todas as dívidas

E por falar em cartão de crédito, esse é o maior inimigo de quem deseja poupar. Usar linhas de crédito com moderação é essencial, para não dizer que só devem ser considerados quando houver extrema necessidade. Para quem vai se comprometer com um orçamento de uma casa, é preciso se livrar de todas as dívidas primeiro, inclusive as que envolvam juros cambiantes e altos.

Pagar as mensalidades em dia evita que as pequenas multas se transformem em uma quantia significativa acumuladas no fim do ano.

4. Faça um planejamento orçamentário com toda família

Sendo um objetivo construído pelo casal, a aquisição da casa própria se torna mais acessível. No entanto, é preciso fazer um planejamento com as projeções de ganhos e gastos a longo prazo.

Quando ambos estão poupando, o prazo para se chegar no ideal para investir na casa própria torna mais curto. Para isso é preciso ter um controle cuidadoso, feito mensalmente. Estipular quanto cada um irá poupar e que gastos são de responsabilidade de cada parte pode ajudar a economia prosperar.

5. Diminua as despesas fixas para mudar de casa mais rápido

Aparando todas as arestas de excessos de gastos, volte-se para o orçamento mensal da família. Analise cuidadosamente os custos com operadoras de telefone, alimentação e outros fatores variáveis que podem contribuir para a economia. Economia de luz, por exemplo, pode ser significativa com a troca de eletrodomésticos e lâmpadas, a longo prazo.

Para quem quer mudar de casa, toda economia deve ser considerada. E vocês, o que acham importante ficar de olho para não perder a mão no orçamento? Conte para gente, deixando um comentário aqui no post!