De todas as escolhas das nossas vidas, talvez o local para morar seja uma das mais importantes. A definição não pode ocorrer da noite para o dia, pois é necessário avaliar vários aspectos. Afinal, não é só a sua qualidade de vida que está em jogo, mas também da sua família.

Pensando nisso, separamos neste post várias orientações para que você aprenda como escolher o melhor local para morar. Continue a leitura e descubra! 

Pesquise, pesquise e pesquise

O primeiro para escolher um lugar para morar é pesquisar bastante sobre a região onde o imóvel está localizado. Pergunte para as pessoas como é viver no bairro. Descubra os pontos negativos e positivos.

Vale também andar pelas ruas, praças, estabelecimentos comerciais e escolas para conhecer como é a rotina da região.

Faça esse procedimento também no período da noite para verificar o nível de segurança no local. Uma região boêmia, por exemplo, não é o melhor ambiente para morar com filhos pequenos. Portanto, avalie essas questões antes de bater o martelo.

Verifique dados em sites oficiais

Após descobrir as opiniões dos moradores, recomendamos que você consulte dados oficiais sobre diversas informações importantes, entre as quais:

  • índices de criminalidade;

  • quantidade de postos policiais;

  • serviço de abastecimento de água e esgoto;

  • qualidade de serviços de telefonia e energia;

  • volume de carros.

Em um primeiro momento, você pode considerar esses dados muito simples. Mas só descobrirá quantas vezes por mês falta energia elétrica se for atrás dessas informações. 

Fique de olho nos bairros universitários

Geralmente, as regiões que possuem muitas universidades têm várias ofertas de moradia. Todavia, escolher uma casa nesse tipo local pode ser erro, especialmente se você tiver filhos pequenos em casa.

Nesses bairros, existem muitos jovens e festas são promovidas frequentemente. Como acreditamos que a tranquilidade é primordial em sua decisão, mesmo que o imóvel tenha um tamanho que te agrade, é melhor evitá-los.

Conheça as vias de acesso  

Já imaginou o quanto seria complicado morar em um bairro com poucas linhas de ônibus disponíveis ou sem acesso ao metrô?

Então, verifique quais são as opções de transporte na região em que você pretende morar. Análise se será necessário acordar muito cedo para ir ao trabalho ou levar às crianças na escola. Se isso for um problema para você, é melhor repensar sua decisão.

Avalie os serviços do bairro

Uma região com um clima agradável é essencial para qualquer família. Porém, há outros tipos de serviços que você precisa avaliar antes de escolher a sua próxima moradia. São eles:

  • escolas;

  • farmácias;

  • postos de saúde;

  • padarias;

  • supermercados.

Veja as opções de lazer

Mesmo que more em uma casa com amplo espaço, é importante observar se o bairro tem opções de lazer como parques, onde é possível levar os filhos e os cachorros para brincar. O contato com a natureza traz diversos benefícios para a nossa saúde e jamais deve ser esquecido.

Agora que você já sabe como escolher um lugar para morar, não deixe de assinar a nossa newsletter. Você receberá conteúdos exclusivos para personalizar o seu imóvel de acordo com o perfil da sua família!