Para algumas pessoas, mudar para uma casa nova pode significar apenas ir morar em outro imóvel no mesmo condomínio, no mesmo bairro ou na mesma cidade. Para outras, porém, a mudança pode significar adotar um novo estilo de vida. O fato é que decidir qual é o melhor momento para se mudar não é fácil para ninguém, não é mesmo?

Se você também tem dúvidas sobre a hora certa para mudar de casa, acompanhe o nosso post e veja um check-list com alguns motivos que podem facilitar a sua decisão.

1. Entorno e vizinhança são barulhentos

Se o seu bairro – ou vizinhança – costumava ser tranquilo, mas hoje em dia é movimentado e isso te incomoda, atenção! Esse pode ser um indicativo de que está na hora de procurar outro lugar para morar!

Acontece que graças à dinâmica das cidades, bairros domiciliares acabam se tornando bairros boêmios. Com isso, vem a movimentação nas ruas e, claro, o barulho. No começo, alguns moradores podem até não se incomodar, mas quando a bagunça vira rotina, esse pode se tornar um problema sem solução.

Muitas pessoas lidam, ainda, com outro problema além do entorno: os vizinhos. Há aqueles que simplesmente ignoram as regras da boa vizinhança. E quando a conversa – ou as multas, em casos extremos – não são suficientes, o melhor é, sem dúvidas, se mudar para uma casa nova.

2. Família está crescendo

É cada vez mais comum que casais aluguem ou comprem imóveis pequenos, em geral, com um ou dois dormitórios. Mas quando decidem ter filhos, o espaço acaba ficando pequeno.

Nesses casos, se mudar para um lugar maior é uma solução, mas que por diversos motivos pode ser temporária. O ideal é analisar um bairro com infraestrutura adequada (como veremos no item 4) para construir uma casa de acordo com o planejamento familiar.

3. Animais de estimação são proibidos

É normal crianças pedirem bichinhos de estimação aos pais, e isso é muito bom para que desenvolvam senso de cuidado. Mas em alguns condomínios e apartamentos os animais são proibidos.

Nesse momento, os pais não têm outra alternativa. Mudar para uma casa própria é uma garantia de que poderão ter animais de estimação.

4. Bairro não tem infraestrutura

Assim que nos mudamos, nosso bairro parece ser maravilhoso, não é verdade? Conta com mercados, opções de entretenimento, transporte e tudo o que é necessário para viver sem ter que se deslocar tanto.

Mas conforme o tempo passa, estabelecimentos fecham, filhos crescem e precisam estudar em outros lugares e assim por diante. E toda aquela vantagem que existia antes já não justifica a permanência naquele bairro.

Por isso é tão importante planejar a construção da casa nova em um bairro com grande potencial, onde a educação, entretenimento e comércio estão em seus estágios iniciais. Essa é uma forma inteligente de garantir a infraestrutura.

5. Casa tem muitos problemas

Casas e apartamentos alugados necessitam constantemente de manutenção. Isso porque, no geral, são construções que têm problemas estruturais. Quando esses problemas são frequentes, não há boa vontade por parte dos proprietários que vença esses empecilhos. 

Mas o grande problema surge quando os proprietários não colaboram, tornando difícil até mesmo pequenos consertos. Nesse momento, já se deve procurar uma outra alternativa. E a sugestão é a construção de uma casa nova. Com os financiamentos atuais e algumas dicas para não errar no financiamento, tudo fica ainda mais simples. 

Alguns desses pontos podem ser alterados com bastante esforço e você pode até continuar morando no mesmo lugar, mas no final das contas acabam tendo uma solução mais fácil em uma casa nova.

Uma casa construída sob medida para as atuais e futuras necessidades livra o proprietário desses incômodos. Mas fique atento e contrate um bom arquiteto para sua empreitada.

Já decidiu se mudar para uma casa nova? Assine nossa newsletter para receber muito mais conteúdo como esse e te ajudar nessa importante decisão!